Portal atualizado em: 28 de janeiro de 2023 às 23:18h

Início Prefeitura de Santa Rita garante ensino público de qualidade com investimentos na Educação

Autor: comunicação

A Prefeitura de Santa Rita segue investindo em Educação para garantir ensino público de qualidade, com o intuito de transformar as vidas dos santa-ritenses, através da aprendizagem. Este ano, durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da modalidade do ensino remoto, garantiu a continuidade das aulas dos estudantes. Além disso, houve a […]

03/01/2022 15h43 Atualizado há 1 ano atrás

Este ano, durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da modalidade do ensino remoto, garantiu a continuidade das aulas dos estudantes. Além disso, houve a distribuição diária da merenda escolar para alunos das escolas municipais, como também de kit alimentação para crianças atendidas nos Centros Integrados de Educação Infantil (CIEIs).

A Prefeitura também realizou serviços de manutenção e recuperação em unidades escolares, como pintura, troca da parte elétrica, limpeza, e reforma de salas de aula, para a volta do ensino presencial.

Uma das novidades na Educação foi a implantação da Escola Municipal Cívico Militar Capitão Tomaz Panta, em Santa Rita. A unidade funciona em período integral e atende mais de 500 crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto segue todas as diretrizes educacionais, com as práticas cívico-militares e de cidadania. Também houve o reconhecimento da Educação de Santa Rita pelo Ministério da Educação, que registrou o início das aulas presenciais, além de entregar fardamentos para os alunos. Em 2021, ainda foi registrada a abertura da Semana da Pátria da Escola Cívico Militar Capitão Tomaz Panta.

A Secretaria de Educação também entregou a Creche Prefeito Antônio Joaquim de Morais, localizada em Bebelândia. Após enfrentar um longo processo de retomada da obra, porque a unidade estava em inconformidade com o projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a atual gestão conseguiu entregar a creche para os santa-ritenses. A unidade escolar havia sido abandonada por gestões passadas.

Em 2021, ainda foi realizada a reforma das inconformidades da Creche de Tibiri II, que vai seguir moldes do FNDE. A unidade escolar é do tipo B, que conta com duas salas para pré-escola e três blocos de creche. Além disso, também começaram a ser construídas as Quadras Poliesportiva da Escola Municipal Antônio Pereira de Almeida em Marcos Moura, e Antônio Ferreira Nunes, no Bairro Popular.

Investindo ainda mais no âmbito educacional, houve a adesão ao Programa Integra Educação Paraíba, junto ao Governo Estadual, para construção de um novo Centro Integrado de Educação Infantil, em Santa Rita.

Para garantir a aprovação dos alunos santa-ritenses nos vestibulares, a Secretaria preparou projetos educacionais, como o primeiro concurso de redação, aulas de reforço, e aulão preparatório para o ENEM.

Com o objetivo de alfabetizar 100% das crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental na idade certa, a Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Educação, lançou o Programa Integra Educação Paraíba. O projeto também tem como intuito corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes. E, através desta parceria, houve o surgimento da adesão a um novo centro integrado de Educação infantil para a cidade de Santa Rita.

A Secretaria de Educação também realizou o Projeto Educar, feito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de estimular ações educativas para o enfrentamento a violência no trânsito.

Neste ano, a Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Educação, seguiu investindo em melhorias na Educação, com entrega e reformas de unidades escolares, realizações de projetos educacionais, bem como adesão a um novo centro integrado de Educação Infantil. Um dos destaques de 2021 na Educação, está a entrega da Creche de Bebelândia, que estava abandonada e foi entregue na gestão atual. Com isso, a Prefeitura concluiu este ano com investimentos no âmbito educacional, contribuindo para a formação dos cidadãos santa-ritenses com uma educação de qualidade.