Portal atualizado em: 16 de outubro de 2021 às 8:36h

Prefeitura de Santa Rita oferece tratamento gratuito contra tabagismo

Início Prefeitura de Santa Rita oferece tratamento gratuito contra tabagismo

Em comemoração ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, celebrado nesta terça-feira (15), a Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Saúde, abre inscrição para quem deseja fazer o tratamento contra o cigarro. O cadastramento pode ser feito na Unidade de Saúde da Família Francisco Lira, localizada no bairro Alto das Populares. O procedimento também estará acessível para usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Dr. Jarbas Maribondo Vinagre. O Programa terá início no dia 28 de março.

Para fazer o cadastro, os interessados devem apresentar documento de identificação e o cartão dos SUS nas unidades de saúde que estarão oferecendo o tratamento. O Programa será dividido em duas etapas. Na primeira, será abordado a questão cognitiva-comportamental, na qual o dependente terá acompanhamento psicológico.  Caso o usuário não consiga para de fumar, partirá para a segunda etapa, realizada com medicamentos como adesivos de nicotina, gomas de mascar e comprimidos de Bupropiona. O tratamento poderá durar até um ano.

Com uma equipe formada por psicólogos, enfermeiros e médicos, o procedimento contará também com a parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que estará disponibilizando nutricionistas e educadores físicos para ajudar os usuários no tratamento contra o cigarro.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, a enfermeira Lorenna Lacerda, uma equipe da Vigilância Sanitária estará hoje realizando visita em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais para conscientizar a população e empreendedores sobre a Lei 9294/1996 de Ambientes Livres de Fumo. Na ocasião serão distribuídos material educativo.

Compartilhar

Notícias Relacionadas