Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Prefeitura de Santa Rita realiza campanha de prevenção ao câncer de próstatas

Início Prefeitura de Santa Rita realiza campanha de prevenção ao câncer de próstatas

Exames PSA, encaminhamento para urologistas e estimulo à prevenção marcarão o mês na rede municipal de saúde

A Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Saúde, já deu a largada na campanha Novembro Azul – mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, um dos mais incidentes no país. Ao logo de todo o mês, a rede municipal de saúde fará solicitação de exame PSA, indicado para o diagnóstico precoce.

“Assim como ocorreu no Outubro Rosa, com realização de mamografias, disseminação de informações preventivas e encaminhamento de consultas, vamos focar agora na saúde masculina, fazendo esforço concentrado para prevenir e tratar o câncer de próstata”, informou o secretário municipal de Saúde, Rafael Monteiro.

Além dos exames PSA, os usuários da rede municipal de saúde também terão encaminhamento para consultas com especialistas (urologistas) e serão alvos de palestras educativas.

A equipe da Regulação Itinerante estará nas Unidades Básicas de Saúde agilizando os encaminhamentos de consultas e exames, garantindo a marcação na hora.

O câncer de próstata é o mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata (atrás do câncer de pulmão). Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que de 2019 a 2021 foram mais de 47 mil óbitos.

Compartilhar

Notícias Relacionadas