Portal atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 20:13h

Início Prefeitura de Santa Rita se reúne com construtores e anuncia obras em escolas da rede municipal

12713994_1007183089361697_391551279_n O ano letivo na rede municipal de ensino de Santa Rita começa no próximo dia 29 de fevereiro. Tendo a consciência da importância de um espaço adequado como parte importante no processo educacional, a Prefeitura realizou nesta quarta-feira (17), uma reunião com construtores que irão conduzir os trabalhos de melhoria e ampliação nas escolas da cidade. Serão três empresas que entraram no município por meio de licitações e que irão dividir os trabalhos em três polos.

E os trabalhos já começaram. Quando se fala em resgate da estrutura das unidades escolares, um destaque é a Escola Manoel Faustino, no Eitel Santiago, que teve a reforma concluída e todas as despesas pagas pela atual gestão. Outro trabalho de extrema importância está sendo a construção do Centro integrado de Educação Infantil de Nova Trindade, em Marcos Moura, que é uma obra do PAC, iniciada em 2012 e abandonada em 2013, e que a gestão municipal resgatou. O equipamento vai atender 240 crianças em dois turnos. Com essa obra, a gestão deixa, inclusive, de pagar dois alugueis. O CIEI atende todos os padrões estabelecidos pelo Governo Federal.

Também estão sendo feitos trabalhos de reforma na Escola Paulo Jorge, em Lerolândia. A prefeitura vai entrar com uma equipe no bairro de Várzea Nova, onde vai ser atendida a totalidade das unidades educacionais que enfrentam problemas de estrutura no local. A Escola Francisco Marques, por exemplo, vai passar por um trabalho de ampliação e manutenção. Será feita a construção de mais duas salas de aulas para atender a demanda de alunos do local, bem como os reparos no telhado. A Escola Bezerra Cabral também está na lista das unidades em que vão começar as obras o mais breve possível. As Creches de Livramento e Jardim Carolina também já estão em obras. O Instituto São Marcos também vai passar por melhorias. E não acabou não. A dívida histórica do município com a Escola José Lins do Rêgo da localidade de Capitão vai ser paga. Esta é uma escola que enfrenta muitos problemas que não foram resolvidos durantes as gestões anteriores. A unidade atende poucos alunos, mas são cidadãos santarritenses e merecem respeito.

Segundo a secretária adjunta de educação de Santa Rita, Cybelle Mackenna, a cidade conta hoje com servidores, profissionais do magistério, profissionais de apoio completamente capacitados para fazer acontecer as questões pedagógicas: “Porém, a gente acredita que o aprendizado precisa acontecer em ambientes propícios a isso. E Santa Rita ela sofre com um abandono de muitos anos em relação a estrutura física das unidades. A atual gestão tem priorizado o direito do aluno a estar em um ambiente limpo, saudável, onde ele possa desenvolver na sua totalidade. A gente não admite um ambiente educacional defasado. A atual gestão está trabalhando para devolver ao povo um patrimônio que já é dele, mas não está bem cuidado”.

O secretário de educação do município, Gilvandro dos Anjos, falou da retomada dos trabalhos: “É de vital importância ter uma estrutura que ofereça condições de trabalho adequadas aos profissionais e de estudo aos alunos para que, com isso, se desenvolvam as atividades dentro de um padrão de normalidade. O prefeito está tendo o zelo em conduzir esses trabalhos no sentido de fazer melhorias nas unidades escolares e nas creches para dar melhor condição de funcionamento e que a gente atenda da forma mais adequada o nosso público”. Para o Prefeito “Quando fazemos essa força tarefa na melhoria das creches e escolas, é pensando no futuro. É preciso trabalhar para fazer política pública a quem de direito”.

Gradativamente, todas as escolas serão pintadas nas cores oficiais do município onde predomina o verde com detalhes em vermelho e branco, fazendo menção a bandeira da cidade, como determina a Lei 1.528 de 28 de março de 2013. Até o fim deste ano, todas as escolas da rede municipal de ensino de Santa Rita, irão estar reformadas.