Portal atualizado em: 21 de outubro de 2021 às 22:23h

Prefeitura e IFPB realizam estudo sobre condições ambientais do Rio Tibiri

Início Prefeitura e IFPB realizam estudo sobre condições ambientais do Rio Tibiri

O Rio Tibiri é um dos mananciais mais importantes do município de Santa Rita, pois abastece aproximadamente 80% da população do município, garantindo água para os bairros do Centro, Popular, Tibiri, Marcos Moura e loteamentos adjacentes.

Diante da importância deste manancial, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e em parceria com o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), realizaram uma caminhada de estudo com o objetivo de observar as atuais condições ambientais do curso do rio.

Para esse estudo, uma equipe multidisciplinar constituída por biólogo, geógrafo, químico, educador ambiental, engenheiro ambiental, agrônomo, técnico fotográfico e estudantes ambientais participaram da vistoria. Durante o percurso foi observada a situação da vegetação ciliar, responsável pela perenidade do manancial, a ocorrência de assoreamento, a extração de água, o uso irracional, a extração irregular de mineral que comprometa o ecossistema, entre outras observações.

Os estudos e observações procederão com a confecção de um relatório sobre as reais condições do rio Tibiri e norteará as ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura de Santa Rita para frear o processo de degradação ambiental. Esta intervenção ajudará no planejamento de melhorias no manancial para garantia de continuidade do abastecimento do município com água de boa qualidade.