Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Procon de Santa Rita alerta aposentados e pensionistas para golpe do empréstimo consignado

Início Procon de Santa Rita alerta aposentados e pensionistas para golpe do empréstimo consignado

O Procon de Santa Rita alerta os consumidores para uma prática recorrente e abusiva que tem afetado principalmente os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, explica que diariamente as vítimas deste tipo de golpe tem procurado atendimento para registrar reclamações contra as instituições financeiras pela cobrança de empréstimos consignados não autorizados.

“Geralmente os consumidores são abordados através de ligações telefônicas feitas pelos correspondentes bancários. A pessoa que está do outro lado da linha informa que o idoso tem um valor significativo para receber. Pelo telefone mesmo, os idosos concordam em receber a quantia, verbalizando a palavra “aceita” e chegam a enviar uma foto”, alerta Helton Renê que ainda ressalta que as informações apesar de possuir alguma validade jurídica, podem caracterizar uma prática abusiva, especialmente quando se tratar de idoso com condição social e educação vulnerável.

O superintendente afirma que os idosos devem desconfiar de qualquer anúncio de dinheiro inesperado e precisam ter atenção redobrada para evitar qualquer tipo de golpe ou fraude no seu nome. “Aposentados e pensionistas são vítimas comuns em função de sua boa-fé, que na maioria das vezes pode até mesmo ser considerada como uma certa ingenuidade, sem falar que as instituições financeiras visam atrair aposentados e pensionistas devido à garantia do recebimento dos valores”, ressaltou.

Atuação ilegal – As empresas que foram flagradas com a prática recorrente e abusiva contra idosos e pensionistas do INSS podem ser enquadradas no Artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a publicidade enganosa e abusiva, e também no Artigo 39 inciso IV que diz que “É abusiva a conduta do fornecedor que se vale de vulnerabilidades específicas do consumidor para impor a contratação de produtos ou serviços”.

O superintendente do Procon de Santa Rita disse que irá tomar medidas efetivas para impedir a atuação ilegal contra consumidores considerados hipervulneráveis. “São pessoas que estão totalmente fragilizadas, precisando de renda, e se tornam alvo fácil para empresas que agem com má-fé”, finalizou.

Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica na rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Compartilhar

Notícias Relacionadas