Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Procon de Santa Rita divulga lista com dicas e orientações contra golpes aos consumidores para a “Black Friday”

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O Procon de Santa Rita divulgou uma lista com dicas e orientações para os consumidores que vão as compras na “Black Friday”, que é considerado o dia “D” de promoções por todo o país e tradicionalmente acontece na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, próximo dia 25, mas alguns comerciantes já estão oferecendo ofertas antecipadas tanto nos sites quanto nas lojas físicas. 

Segundo o superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, apesar da “Black Friday ser bastante conhecida pelos descontos e promoções, também é comum neste período algumas lojas aumentarem drasticamente os preços dos produtos nas semanas que antecedem à data, prática que causa no consumidor a falsa sensação de oferta no dia do evento, mas o Procon avisa que está em alerta. 

Helton Renê lembra que a data entrou no calendário consumerista e com isso, alguns golpistas se aproveitam do grande volume de vendas para aplicar fraudes, por isso, o cuidado redobrado na hora da compra é a primeira dica da autarquia. A data está consolidada dentro do mercado consumerista. Todavia, fraudes e golpes, infelizmente, têm sido cada vez mais recorrentes, por isso, a boa pesquisa, e ficar atento as condições de pagamento são extremamente importantes para efetuar uma compra segura”, alertou.

Dicas – A equipe do Procon de Santa Rita preparou seis dicas para que os consumidores possam aproveitar os descontos da “Black Friday” com segurança:

1- Não compre por impulso, compras compulsivas resultam em endividamento.
2- Antes de comprar, faça uma pesquisa de preços.
3- Comprando pela internet, verifique se o site possui ‘cadeado’ e endereço eletrônico HTTPS. Evite comprar de links patrocinados no Google e em redes sociais.
4- Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as compras feitas pela internet, por telefone, em domicilio, dentro outras, possuem o prazo de 7 dias para serem canceladas.
5- Antes de efetuar a compra, verifique as informações sobre troca e também sobre as regras de entrega.
6- Se tiver algum problema com a sua compra, procure o Procon de Santa Rita.

Sobre o atendimento – Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica na rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

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