Portal atualizado em: 17 de agosto de 2022 às 21:54h

Procon de Santa Rita notifica usinas para que detalhem valores  de combustíveis após redução de impostos

Início Procon de Santa Rita notifica usinas para que detalhem valores  de combustíveis após redução de impostos

Objetivo da fiscalização é garantir que o preço estabelecido por lei chegue diretamente ao consumidor final

O Procon de Santa Rita começou nesta segunda-feira (25) a notificar as usinas da região sobre o repasse total do valor de redução nos impostos federais e ICMS no preçodo etanol aos empresários donos de postos de combustível. A fiscalização do órgão tem como objetivo garantir que opreço estabelecido por lei chegue diretamente ao consumidor final nas bombas.

No último dia 22 de julho, um decreto estadual reduziu de 18% para 15,33% a alíquota do etanol em toda a Paraíba. De acordo com o superintendente, Helton Renê, as empresas deverão informar quais foram os preços finais praticados entre período de 20 de junho a 25 de julho – e encaminhar as notas fiscais de venda do combustível.

“Precisamos saber o quanto foi diminuído o valor final do etanol, através de um demonstrativo objetivo, para que os repasses sejam efetivamente comprovados pelo setor. Sabendo que o valor do etanol impacta diretamente no preço da gasolina, essas informações são preponderantes”, ressaltou o superintendente.

Helton explicou ainda que as informações deverão ser prestadas de forma detalhada, por meio de planilha, apontando a cada dia os preços de venda e qual o valor em reais da redução aplicada. Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de agosto.

Os questionamentos têm como base a pesquisa sobre a redução dos impostos nos preços dos combustíveis e os reflexos no preço final ao consumidor que aponta que não houve repasse integral da redução dos impostos pelas distribuidoras aos postos de combustíveis”, finalizou o superintendente.  

Denúncias e atendimento – O PROCON de Santa Rita está localizado na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, e atende das 8h às 13h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (83) 98654-7512.

Compartilhar

Notícias Relacionadas