Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Procon de Santa Rita orienta com dicas aos consumidores para as compras de Natal

Início Procon de Santa Rita orienta com dicas aos consumidores para as compras de Natal

Procon de Santa Rita orienta com dicas aos consumidores para as compras de Natal

Autor: Assessoria

Procon de Santa Rita orienta com dicas aos consumidores para as compras de Natal

Faltam apenas cinco dias para o Natal, com isso, o Proconde Santa Rita preparou dicas com orientações para  os consumidores que deixaram para ir as compras de última hora. A primeira recomendação é sempre fazer uma pesquisa prévia dos valores dos produtos a ser adquiridos, atrelando o custo à qualidade do mesmo. Política de Troca […]

20/12/2022 18h09 Atualizado há 1 mês atrás

Faltam apenas cinco dias para o Natal, com isso, o Proconde Santa Rita preparou dicas com orientações para  os consumidores que deixaram para ir as compras de última hora. A primeira recomendação é sempre fazer uma pesquisa prévia dos valores dos produtos a ser adquiridos, atrelando o custo à qualidade do mesmo.

Política de Troca – A loja não é obrigada a trocar mercadorias. Mas, uma vez que a mesma oferece este tipo de serviço, deve cumprir com o que prometeu. Ele ressalta ainda que o estabelecimento tem a obrigação de informar ao consumidor, no momento da compra, quais são as condições para a troca, e principalmente prazos.

As lojas físicas não são obrigadas a efetuarem a troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. É preciso verificar com o estabelecimento a política para troca de produtos antes de efetivar a compra.

Compras pela internet –  De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), compras feitas pela internet ou aplicativos podem ser canceladas no prazo de arrependimento, de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria ou da data da compra.

Preços diferentes – O consumidor deve conferir se o preço é igual ao anunciado ao passar no caixa em loja física ou confirmar o pagamento em loja virtual. É dever do fornecedor cumprir o preço exibido nas prateleiras e nos anúncios, conforme artigo 30 do CDC.

Fiscalização no Comércio – O Procon de Santa Rita realiza há cerca de duas semanas vem realizando visitas educativas e preventivas no comércio da cidade. A fiscalização foi intensificada nesses últimos dias que antecede o Natal.

De acordo com o superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, os fiscais estão divididos em dois grupos: um ficou responsável pela ação educativa e o outro para atender denúncias e realizar pesquisa de preços.

Sobre o atendimento no Procon Os consumidores que necessitarem de atendimento no Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica localizada na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.