O movimento no comércio por conta do Dia dos Pais tem um aumento considerável nesta época do ano e, por isso, o superintende do Procon de Santa Rita, Helton Renê, dá algumas dicas nesta terça feira (9) para que o consumidor tenha mais segurança na compra do presente, seja na forma presencial ou on-line.
Helton recomendou a pesquisa na hora de escolher o presente do papai. “E mesmo depois de encontrar o preço mais barato, não se deve ter vergonha de pechinchar”, sugere. “Se o cliente optar por pagar à vista, esse desconto extra é bem possível de ser obtido”, lembrou.
TROCA: “O Consumidor deve guardar a nota fiscal e manter a etiqueta no produto para evitar problemas na hora de solicitar a troca do produto.
Quase todas as lojas fazem essas exigências para trocar um item que não apresente defeito”, orientou Helton.
As lojas só são obrigadas a fazer a troca se o item apresentar defeito e, ainda assim, após o prazo de 30 dias que é dado ao fornecedor para conserto.
COMPRAS ONLINE: no caso de compras on-line, o superintendente do Procon alerta para que o consumidor redobre os cuidados e só faça a compra se tiver a certeza de que o site é seguro.
“Jamais clique em links disponibilizados em redes sociais. Em vez disso, o usuário deve digitar o nome do site na barra de endereços do navegador. É preciso evitar também sites que aceitem como pagamento somente boleto bancário ou depósito, pois isso é um forte indício de golpe. Outra dica valiosa é desconfiar de preços muito abaixo das médias praticadas pelo mercado”, alertou.