Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre cuidados com contratos de aluguel de imóveis por temporada

Início Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre cuidados com contratos de aluguel de imóveis por temporada

Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre cuidados com contratos de aluguel de imóveis por temporada

Autor: Assessoria

Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre cuidados com contratos de aluguel de imóveis por temporada

O Procon de Santa Rita orienta aos consumidores que estão pensando em alugar um imóvel neste período de férias para que tenham muito cuidado na hora de escolher, e fechar o negócio.  O golpe do falso aluguel se tornou mais recorrente, e pode transformar o período de descanso em um verdadeiro pesadelo. Os golpistas geralmente […]

26/12/2022 10h42 Atualizado há 1 mês atrás

O Procon de Santa Rita orienta aos consumidores que estão pensando em alugar um imóvel neste período de férias para que tenham muito cuidado na hora de escolher, e fechar o negócio.  O golpe do falso aluguel se tornou mais recorrente, e pode transformar o período de descanso em um verdadeiro pesadelo.

Os golpistas geralmente usam fotos de imóveis que são postadas na internet e veiculam um anúncio falso em sites de locação, compra e venda de imóveis.

O superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, alerta aos santa-ritenses a sempre desconfiar de ofertas que chegam através de mensagens por aplicativos como o WhatsApp ou são compartilhadas em redes sociais.

“Redobre a atenção quando o negócio for feito via internet. Lembre-se que a ferramenta pode oferecer muitas facilidades, mas também facilita a vida dos golpistas. Na maioria dos casos eles anunciam uma casa, em geral bem localizada, com ótima estrutura, e com preço abaixo do mercado. Também pedem o pagamento adiantado, e ao chegar no local, os cidadãos descobrem que o contato desapareceu e o imóvel não existe”, explicou Helton Renê.

De acordo com o superintendente do Procon de Santa Rita a recomendação é que os consumidores nunca fechem um acordo informal, e sem contrato. “Antes de fazer qualquer adiantamento de dinheiro, visite o local pessoalmente e constate se realmente aquele local existe”. Outra dica é priorizar a locação de imóveis intermediados por imobiliárias ou por pessoas que já foram até o local que você quer alugar.

Outras dicas – Se o anunciante pedir para que você deposite na conta de terceiros, desconfie. Muitos utilizam nomes falsos para realizar o anúncio e utilizam contas de “laranjas” para receber os valores. Portanto, se for depositar um valor de reserva, peça uma conta nominal do anunciante e o CPF do mesmo;

– Verifique se o acordo prevê seguro para um eventual reparo urgente no imóvel durante a estadia. Imprevistos podem acontecer e caso seja necessário contratar um profissional para lidar com o problema que esteja fora das cláusulas do contrato. O valor do serviço pode ser abatido das despesas do aluguel;

– Se as condições da casa forem diferentes do que foi prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago, segundo garante o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor;

– Para receber o dinheiro de volta, o inquilino precisa desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características ofertadas. Em caso de problema com o proprietário, é aconselhável que o cliente procure o Procon de Santa Rita. Mas se perceber que caiu em um golpe vá até a delegacia mais próxima registrar a ocorrência.

Atendimento no Procon – Os consumidores que necessitarem de atendimento no Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica localizada na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.