Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Início Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre cuidados com contratos de aluguel de imóveis por temporada

Autor: Assessoria

O Procon de Santa Rita orienta aos consumidores que estão pensando em alugar um imóvel neste período de férias para que tenham muito cuidado na hora de escolher, e fechar o negócio.  O golpe do falso aluguel se tornou mais recorrente, e pode transformar o período de descanso em um verdadeiro pesadelo. Os golpistas geralmente […]

26/12/2022 10h42 Atualizado há 1 mês atrás

Os golpistas geralmente usam fotos de imóveis que são postadas na internet e veiculam um anúncio falso em sites de locação, compra e venda de imóveis.

O superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, alerta aos santa-ritenses a sempre desconfiar de ofertas que chegam através de mensagens por aplicativos como o WhatsApp ou são compartilhadas em redes sociais.

“Redobre a atenção quando o negócio for feito via internet. Lembre-se que a ferramenta pode oferecer muitas facilidades, mas também facilita a vida dos golpistas. Na maioria dos casos eles anunciam uma casa, em geral bem localizada, com ótima estrutura, e com preço abaixo do mercado. Também pedem o pagamento adiantado, e ao chegar no local, os cidadãos descobrem que o contato desapareceu e o imóvel não existe”, explicou Helton Renê.

De acordo com o superintendente do Procon de Santa Rita a recomendação é que os consumidores nunca fechem um acordo informal, e sem contrato. “Antes de fazer qualquer adiantamento de dinheiro, visite o local pessoalmente e constate se realmente aquele local existe”. Outra dica é priorizar a locação de imóveis intermediados por imobiliárias ou por pessoas que já foram até o local que você quer alugar.

Outras dicas – Se o anunciante pedir para que você deposite na conta de terceiros, desconfie. Muitos utilizam nomes falsos para realizar o anúncio e utilizam contas de “laranjas” para receber os valores. Portanto, se for depositar um valor de reserva, peça uma conta nominal do anunciante e o CPF do mesmo;

– Verifique se o acordo prevê seguro para um eventual reparo urgente no imóvel durante a estadia. Imprevistos podem acontecer e caso seja necessário contratar um profissional para lidar com o problema que esteja fora das cláusulas do contrato. O valor do serviço pode ser abatido das despesas do aluguel;

– Se as condições da casa forem diferentes do que foi prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago, segundo garante o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor;

– Para receber o dinheiro de volta, o inquilino precisa desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características ofertadas. Em caso de problema com o proprietário, é aconselhável que o cliente procure o Procon de Santa Rita. Mas se perceber que caiu em um golpe vá até a delegacia mais próxima registrar a ocorrência.

Atendimento no Procon – Os consumidores que necessitarem de atendimento no Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica localizada na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.