Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 12:34h

Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre “direito de arrependimento” em compras pela internet na Black Friday

Início Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre “direito de arrependimento” em compras pela internet na Black Friday

Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre “direito de arrependimento” em compras pela internet na Black Friday

Ação e TrabalhoCoronavírusSecretaria de Agricultura e AbastecimentoSecretaria de Assistência SocialSecretaria de Comunicação InstitucionalSecretaria de Cultura, Desporto, Turismo e LazerSecretaria de EducaçãoSecretaria de FinançasSecretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços PúblicosSecretaria de Meio AmbienteCODEMADocumentos - CODEMAReuniões - CODEMALicenciamento AmbientalLicenciamentos SolicitadosSecretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da InformaçãoSecretaria de Políticas Públicas Para as MulheresSecretaria de SaúdeSuperintendência de Mobilidade Urbana

Autor: thays

Procon de Santa Rita orienta consumidores sobre “direito de arrependimento” em compras pela internet na Black Friday

O Procon de Santa Rita orienta aos consumidores que vão participar da próxima Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, 25 de novembro, e que optarem por fazer suas compras pela internet, sobre o “direito de arrependimento” que garante, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a devolução dos produtos em […]

23/11/2022 9h40 Atualizado há 1 semana atrás

O Procon de Santa Rita orienta aos consumidores que vão participar da próxima Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, 25 de novembro, e que optarem por fazer suas compras pela internet, sobre o “direito de arrependimento” que garante, conforme previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a devolução dos produtos em até sete dias úteis.

O superintendente do Procon de Santa Rita, Helton Renê, explica que a legislação ampara os consumidores que utilizam esse tipo de modalidade de compra e que, por algum motivo, se arrependeram dela, seja por questões financeiras, ou até mesmo porque o produto não condiz com o que foi ofertado.

“Nesses casos, o fornecedor deve devolver os valores pagos pelo comprador na íntegra, incluindo taxas extras como frete. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor prevê que o direito de arrependimento deve ser exercido sem ônus para quem compra”, garantiu Helton Renê.

O superintendente do Procon de Santa Rita orienta ainda que a regra também vale para pagamentos na modalidade cartão de crédito, produzindo o efeito de estorno da compra. “Para isso, o consumidor deve entrar em contato com a empresa, comunicar a devolução e esperar que a própria empresa entre em contato com a administradora do cartão para suspender a transação”, concluiu.

Helton lembra que os consumidores devem comunicar a desistência por escrito, seja por carta ou e-mail, com a solicitação de comprovante de recebimento, além da nota fiscal. “Neste caso, é obrigatório que a empresa faça o reembolso total dos valores pagos, inclusive do frete, tanto para as compras feitas por telefone ou catalogada”, orienta.

Por fim, o superintendente do Procon de Santa Rita explica que em caso de compras de forma presencial em lojas físicas o Código de Defesa do Consumidor também garante o “direito de arrependimento”.

“O que atrai o consumidor não é a necessidade em si, mas os próprios preços. Então isso dificulta inclusive na interpretação do consumidor sobre o que ele realmente precisa para o seu lar. Por conta disso em matéria de excepcionalidade podemos aplicar o artigo 49 do CDC que dá inclusive o prazo de sete dias para desistência das compras dentro do estabelecimento comercial físico”, finalizou.

Sobre o atendimento no Procon – Os consumidores que necessitarem de atendimento no Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica situado na rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.