Portal atualizado em: 4 de fevereiro de 2023 às 21:13h

Procon de Santa Rita recebe denúncias de consumidores prejudicados por correspondente bancário

Início Procon de Santa Rita recebe denúncias de consumidores prejudicados por correspondente bancário

Procon de Santa Rita recebe denúncias de consumidores prejudicados por correspondente bancário

Autor: Assessoria

Procon de Santa Rita recebe denúncias de consumidores prejudicados por correspondente bancário

O Procon de Santa Rita recebeu mais de vinte denúncias de consumidores que foram até o órgão pedir ajuda para solucionar um uma suposta fraude aplicada por um correspondente bancário que suspendeu as atividades e não realizou a compensação dos pagamentos efetuados. As reclamações dos consumidores são de que boletos foram pagos, porém, não compensados […]

16/09/2022 9h54 Atualizado há 5 meses atrás

O Procon de Santa Rita recebeu mais de vinte denúncias de consumidores que foram até o órgão pedir ajuda para solucionar um uma suposta fraude aplicada por um correspondente bancário que suspendeu as atividades e não realizou a compensação dos pagamentos efetuados.

As reclamações dos consumidores são de que boletos foram pagos, porém, não compensados pelo correspondente referente a tributos como IPVA e licenciamentos, além de faturas de água, cartão de crédito, mensalidade de faculdade, entre outros.

“Fiz o pagamento, estou com o comprovante, mas quando fui no Detran, constatei que não foi feito o pagamento, o correspondente não compensou. Agora vou ter que pagar tudo novamente”, lamentou Luiz, que esteve na sede do Procon de Santa Rita para protocolar a denúncia.

O superintendente do Procon SR, Helton Renê, explica que foi identificado uma falha e, ao solicitar esclarecimentos ao estabelecimento, foi constatado que a franquia que prestava os serviços aos consumidores fechou as portas, supostamente sumindo com os valores citados pelos denunciantes. Ele anunciou que medidas estão sendo tomadas para repelir a prática.

“Estamos providenciando as devidas notificações e comunicamos o ocorrido diretamente ao Ministério Público. É preciso deixar claro que todos são responsáveis dentro desse panorama, tanto a franquia, como o franqueado, ou seja, todos que fazem parte dessa cadeia de serviços vão ser responsabilizados. O fato é que o único que não pode ser prejudicado é o consumidor final e vamos encontrar uma solução para o problema”, ressaltou o superintendente.

Helton Renê pede ainda que outros consumidores que também foram lesados pela prática, que procurem a sede do Procon de Santa Rita para serem orientados e receber o suporte jurídico e social ofertado pelo órgão. Ele pontua que todo pagamento feito e não compensado será restituído por força da Lei estabelecida no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Como buscar o atendimento – Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica na rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.