Portal atualizado em: 26 de outubro de 2021 às 10:37h

Procon Santa Rita orienta consumidores sobre endividamento

Início Procon Santa Rita orienta consumidores sobre endividamento

O Procon de Santa Rita emitiu orientações destinada a consumidores para evitar endividamento. De acordo com a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 60,2% dos brasileiros estão com alguma dívida. Para não fazer parte desta estatística, o instituto do município separou dicas que podem ajudar a evitar problemas financeiros.

Para começar, é importante saber o valor do seu orçamento mensal e quanto você gasta por mês. A falta de organização faz com que se gaste mais do que se ganha, o que leva ao endividamento. Também é bom economizar uma parte do orçamento e fazer uma poupança para ocorrências inesperadas, como o conserto do carro que enguiçou, uma viagem de emergência ou uma doença ou acidente, por exemplo.

Vale lembrar que cheque especial não faz parte do salário. Deve ser usado com cautela e somente em situações de emergência. Caso contrário, a probabilidade dos juros altos corroerem todo o orçamento mensal é quase inevitável.
Comprar um produto e dividir em muitas parcelas no cartão de crédito também pode ser uma armadilha. Além de comprometer o orçamento futuro, se a fatura não for paga na totalidade e a opção for o crédito rotativo, novamente os juros altos podem transformar a dívida em uma bola de neve que não para de crescer. A melhor opção é comprar à vista. Mais um motivo para fazer uma poupança.

Mudança de rotina

O superintendente do PROCON/SR, Rafael Monteiro, ensina pequenas atitudes do dia a dia que ajudam a economizar dinheiro. Entre elas, destaca: fazer uma lista antes de ir ao supermercado, não fazer compras com fome, apagar as luzes dos ambientes depois de sair, verificar se realmente utiliza os serviços que paga mensalmente. “Antes de realizar qualquer compra, devemos nos fazer três perguntinhas básicas: eu preciso? Eu posso? Preciso comprar isso agora? Se para alguma delas a resposta for não, então podemos deixar para depois”, alerta Rafael.

Quem já está endividado também pode seguir essas dicas, mas é essencial não fazer mais dívidas, além das que já possui. Outro conselho do superintendente é pesquisar nas instituições financeiras os juros do crédito consignado. “Às vezes, é melhor pagar as dívidas de cartão de crédito e cheque especial com um empréstimo, para pagar juros mais baixos”, avalia Rafael.

Compartilhar

Notícias Relacionadas