Portal atualizado em: 1 de outubro de 2022 às 20:48h

Produção de tilápia: I seminário foi realizado pela Prefeitura de Santa Rita

Início Produção de tilápia: I seminário foi realizado pela Prefeitura de Santa Rita

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), realizou o I seminário sobre produção de tilápia – apresentando indicadores socioeconômicos da produção na cidade, que confirmam o desempenho da espécie, apontada como a melhor do País.

O seminário, realizado no Núcleo de Arte e Cultura (NAC), anexo ao Ginásio O Renatão, no bairro Popular, abordou temas como licenciamento ambiental para instalação de viveiro escavado, sistema RAS e tanques rede, noções de cooperativismo, cuidados básicos para a produção e sustentabilidade ambiental.

O seminário ainda tratou sobre política de crédito do Banco do Nordeste para a Atividade da Piscicultura.

O secretário da SEAPPA, Sildo Alves, falou da importância de um evento como esse, evidenciando que é resultado do crescimento da produção de tilápia em Santa Rita.
“Os nossos produtores conseguiram em quatro toneladas por ano e ano passado esse número aumentou de maneira significativa, chegando a 201 toneladas”, ilustrou.

Sildo Alves garante que esses números são resultado dos cursos de formação de psicultura, ofertados pela Prefeitura de Santa Rita por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba.

“Estamos compartilhando informações, exemplo da necessidade de se fazer escavação do viveiro, desinfecção e introdução dos alevinos que em seguida podem ter seu desenvolvimento e saúde acompanhados”, exemplificou o secretário.
“Nos cursos, a despesca, filetagem, almondega e linguiça de tilápia foram ensinados, o que gerou um desejo em desenvolver a atividade nos produtores” finalizou.

Compartilhar

Notícias Relacionadas