Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 12:34h

Profissionais recebem treinamento para inserção do DIU na Atenção Básica

Início Profissionais recebem treinamento para inserção do DIU na Atenção Básica

Profissionais recebem treinamento para inserção do DIU na Atenção Básica

Ação e TrabalhoCoronavírusSecretaria de Agricultura e AbastecimentoSecretaria de Assistência SocialSecretaria de Comunicação InstitucionalSecretaria de Cultura, Desporto, Turismo e LazerSecretaria de EducaçãoSecretaria de FinançasSecretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços PúblicosSecretaria de Meio AmbienteCODEMADocumentos - CODEMAReuniões - CODEMALicenciamento AmbientalLicenciamentos SolicitadosSecretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da InformaçãoSecretaria de Políticas Públicas Para as MulheresSecretaria de SaúdeSuperintendência de Mobilidade Urbana

Autor: Assessoria

Profissionais recebem treinamento para inserção do DIU na Atenção Básica

A Secretaria de Saúde de Santa Rita conseguiu uma parceria importante com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba para realizar no município uma capacitação que envolve médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre a inserção do método contraceptivo DIU na Atenção Básica. O projeto treinou os profissionais […]

24/09/2018 11h10 Atualizado há 4 anos atrás

A Secretaria de Saúde de Santa Rita conseguiu uma parceria importante com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba para realizar no município uma capacitação que envolve médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre a inserção do método contraceptivo DIU na Atenção Básica.

O projeto treinou os profissionais que vão servir como referência na realização do procedimento a ser disponibilizado no município. Eles já passaram pelo treinamento teórico através de oficina e de simpósio e, desta vez, tiveram aula prática, que aconteceu na unidade de saúde Barão do Abiay, em Várzea Nova.

Dez mulheres, referenciadas por médicos dos PSFs, foram as primeiras atendidas. O método potencializa o planejamento familiar através de um dispositivo intra-uterino contraceptivo. Em breve, o serviço estará disponível na rede básica municipal e beneficiará usuárias como Ligia Pereira, moradora de Marcos Moura, que participou do projeto e sonhava em realizar o procedimento. “Tenho três filhos e desde que fiz o parto fui aconselhada pela minha médica a colocar o DIU para evitar mais filhos. Só que é um método caro e só agora pude realizar, de forma gratuita”, comemorou.