Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

SAMU de Santa Rita realizou o maior treinamento de capacitação da região metropolitana

Início SAMU de Santa Rita realizou o maior treinamento de capacitação da região metropolitana

SAMU de Santa Rita realizou o maior treinamento de capacitação da região metropolitana

Autor: Assessoria

SAMU de Santa Rita realizou o maior treinamento de capacitação da região metropolitana

A Prefeitura de Santa Rita, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou no último sábado (11), o maior treinamento de capacitação da região metropolitana. Uma simulação de um acidente foi criada em um ambiente real, nas proximidades da Praça do Povo, onde o trem da CBTU se chocou com um ônibus. […]

11/12/2022 10h40 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura de Santa Rita, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou no último sábado (11), o maior treinamento de capacitação da região metropolitana. Uma simulação de um acidente foi criada em um ambiente real, nas proximidades da Praça do Povo, onde o trem da CBTU se chocou com um ônibus.

O treinamento Incidente com Múltiplas Vítimas (IMU) teve o objetivo de capacitar os profissionais que já atuam socorrendo vítimas de acidentes, como médicos, enfermeiros, motoristas e bombeiros, dentre outros.

O evento contou com aparato que incluiu helicóptero e participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Defesa Civil, SEMOB Santa Rita, Corpo de Bombeiros e SAMUs de outras regiões.

A coordenadora do SAMU Santa Rita, Tatiana Penaforte, destacou a importância da realização deste simulado no município, em função de um atendimento mais ágil. “Precisamos sempre nos capacitar para poder atuar com mais agilidade e eficiência, em casos de acidentes graves ou não. E são esses treinamentos que nos propiciam mais qualidade no atendimento às vítimas de acidentes”, frisou a coordenadora.

Para o prefeito Emerson Panta, o objetivo é atualizar os protocolos, tornando-os o mais eficiente possível, bem como melhorar a integração e organização dos serviços envolvidos nessa assistência. “Acidentes são registrados diariamente e infelizmente em alguns casos, com extrema gravidade. Precisamos estar preparados e treinados para situações de gravidade e essa simulação aconteceu bem próxima de uma situação real, envolvendo um trabalho conjunto para salvar vidas”, ressaltou o prefeito.

Representantes da Força Nacional do SUS, do Ministério da Saúde, marcaram presença no evento realizado na Praça do Povo, em Santa Rita, assim como integrantes da Rede de atenção à Urgência e Emergência do Estado da Paraíba (RUE). O dia foi inteiro voltado para o evento que antes do simulado, contou com a presença dos profissionais em palestras, que aconteceram no Auditório da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Santa Rita.