Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Santa Rita está imunizando cães e gatos de todo o município!

Início Santa Rita está imunizando cães e gatos de todo o município!

Imunização de cães e gatos prossegue em ação sanitária realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. A vacina é importante para a prevenção e controle da raiva em caninos e felinos e é aplicada gratuitamente. O objetivo é reduzir e combater a raiva humana, transmitida ao homem através de cães e gatos.

A ação itinerante agora é domiciliar, na zona rural, feita em visitação casa a casa pela equipe de técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.

Na zona urbana, a campanha, após ser itinerante atendendo pets de todos os bairros da cidade, segue vacinando cães e gatos na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses, situada à rua Ariosvaldo Batista do Carmo, 98, Alto da Cosibra, manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.

Segundo o setor de Zoonoses, animais com idade acima de três meses já podem ser vacinados. É importante levar a carteira de vacinação do pet, mas, se o dono ou responsável não possuir o documento, a imunização será disponibilizada assim mesmo e um novo comprovante será fornecido. O animal deve estar sempre acompanhado de pessoas maior de idade e devidamente contido – com coleira e guia. A focinheira também deve ser usada em caso de necessidade.

O secretário municipal de saúde, Rafael Monteiro, destaca que a campanha objetiva imunizar o maior número possível de cães e gatos, procurando assim evitar a contaminação e propagação da doença para humanos. “Importante ressaltar que o animal deve estar acompanhado de pessoa maior de idade, contido em coleira e guia.  O pet agressivo deve utilizar a focinheira. Caso o acompanhante do felino ou canino não possua carteirinha de registro de vacina, o documento é expedido novamente”, explicou

Compartilhar

Notícias Relacionadas