Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 12:34h

Santa Rita inicia campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

Início Santa Rita inicia campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

Santa Rita inicia campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

Ação e TrabalhoCoronavírusSecretaria de Agricultura e AbastecimentoSecretaria de Assistência SocialSecretaria de Comunicação InstitucionalSecretaria de Cultura, Desporto, Turismo e LazerSecretaria de EducaçãoSecretaria de FinançasSecretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços PúblicosSecretaria de Meio AmbienteCODEMADocumentos - CODEMAReuniões - CODEMALicenciamento AmbientalLicenciamentos SolicitadosSecretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da InformaçãoSecretaria de Políticas Públicas Para as MulheresSecretaria de SaúdeSuperintendência de Mobilidade Urbana

Autor: Assessoria

Santa Rita inicia campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata

Teve início nesta segunda-feira (06) em Santa Rita o Novembro Azul, a campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e, este ano, estima-se que sejam registrados mais de 60 mil novos casos no país, de acordo com […]

07/11/2017 9h51 Atualizado há 5 anos atrás

Teve início nesta segunda-feira (06) em Santa Rita o Novembro Azul, a campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e, este ano, estima-se que sejam registrados mais de 60 mil novos casos no país, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para reforçar o alerta no público-alvo, a Prefeitura de Santa Rita está disponibilizando uma equipe médica especializada para realização de consultas e exames preventivos com homens a partir dos 40 anos. De acordo com a secretária de Saúde Maria do Desterro Fernandes, de 2013 até 2017 as internações hospitalares e óbitos demonstram uma tendência de crescimento no número de casos, por isso a necessidade de ações preventivas contra a doença. Segundo ela, a população masculina do município acima dos 40 anos corresponde a cerca de 16%.

De segunda a sexta-feira, médicos estarão atendendo na Policlínica Municipal, localizada no centro, e também durante o período noturno, a partir das 18h, na unidade de saúde do Padre Malagrida, em Tibiri II. Para ter acesso ao atendimento, o usuário deve se dirigir aos postos de saúde portando documentos pessoais e cartão do SUS, onde vão receber o encaminhamento para o urologista.

Além de consultas com o especialista, serão realizados exames de laboratório (PSA) e ultrassonografias de próstata e de vias urinárias. Em casos de suspeita do câncer de próstata, o urologista realizará o exame físico de toque retal no paciente.

Durante todo o mês, serão promovidas ainda atividades educativas com a realização de palestras nas Unidades de Saúde da Família do município. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e também convocar o público masculino para buscar o atendimento especializado.