Portal atualizado em: 25 de outubro de 2021 às 20:04h

Santa Rita promove recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxico

Início Santa Rita promove recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxico

A fim de evitar a contaminação do meio ambiente e a reutilização indevida de embalagens de defensivos agrícolas, realizou-se nesta quinta-feira (21), em Santa Rita, o dia D da campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

A ação aconteceu na Cooperativa Mista de Produtos Rurais na Agricultura Familiar do Estado da Paraíba (COOPRAFE), em Santa Rita, entre parceria da Secretaria de Agricultura, Secretaria do Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba e Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste.

Esta iniciativa é fundamentada no sistema campo limpo e tem seu êxito com a participação de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, fabricantes, distribuidores e poder público.

Durante a coleta, os produtores foram orientados sobre os cuidados no manuseio dos agrotóxicos e a destinação correta das embalagens após utilização.

De acordo com a legislação, após a compra dos agrotóxicos, o agricultor tem o prazo de um ano para devolver a embalagem vazia no estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.

“Queremos estimular o produtor a devolver as embalagens, evitando que elas sejam descartadas no campo ou reutilizadas. O objetivo é que as embalagens tenham um destino ambientalmente correto, seja para reciclagem ou incineração”, disse Roberto Chappetta, gerente administrativo da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste.

Compartilhar

Notícias Relacionadas