Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Santa Rita realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Início Santa Rita realiza 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram nesta quinta-feira (28), no NAC, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

A realização da Conferência teve por objetivo propor diretrizes para a formulação da política de saúde mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental nas esferas municipal, estadual e nacional.

As discussões do encontro giraram em torno da temática “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.

A participação no evento foi facultada aos segmentos de gestão, trabalhadores e usuários do SUS, além de convidados e observadores. O tema foi desenvolvido em eixos e subeixos e, com base nas discussões, foram elaboradas propostas que devem ser levadas às etapas estadual e federal.

O encontro caracteriza-se como etapa preparatória visando a participação na 4ª Conferência Estadual e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para acontecer em novembro, em Brasília.

A programação da conferência contou com uma apresentação cultural, abertura e leitura do regulamento e a palestra com a temática central.

O espaço da conferência foi responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da saúde mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, a Conferência foi importante para os usuários, profissionais de saúde e toda gestão municipal. “Pois aqui discutimos políticas públicas voltadas para os usuários do Caps, e toda atenção primária, até que se chega a um serviço especializado. Então reafirmo que a cidade só tem a ganhar”, disse Ana Paula Medeiros.

O prefeito Emerson Panta também esteve na Conferência e destacou a importância do evento para consolidar políticas de atenção psicossocial na gestão municipal de saúde.

O secretário municipal de saúde, Rafael Monteiro, enfatizou que a Secretaria, junto ao Conselho Municipal de Saúde, continuará traçando metas e ações que necessitem ser colocadas em prática para que as políticas de saúde mental se desenvolvam no município, para que possam ofertar serviços mais humanizados de grande qualidade.

Compartilhar

Notícias Relacionadas