Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Santa Rita recebe em 2022 maior pacote de investimentos em saúde pública da história da cidade

Início Santa Rita recebe em 2022 maior pacote de investimentos em saúde pública da história da cidade

Santa Rita recebe em 2022 maior pacote de investimentos em saúde pública da história da cidade

Autor: Assessoria

Santa Rita recebe em 2022 maior pacote de investimentos em saúde pública da história da cidade

A Carreta da Saúde, que está a caminho de Santa Rita para colocar em ação o programa O Doutor Tá Aqui, integra o maior leque de investimentos – realizados aos longo do ano – da história da cidade. Um pacote de obras e serviços que inclui a realização de um sonho: o Hospital Infantil, que […]

29/12/2022 10h59 Atualizado há 1 mês atrás

A Carreta da Saúde, que está a caminho de Santa Rita para colocar em ação o programa O Doutor Tá Aqui, integra o maior leque de investimentos – realizados aos longo do ano – da história da cidade. Um pacote de obras e serviços que inclui a realização de um sonho: o Hospital Infantil, que garantirá atendimento pediátrico de qualidade em toda a região polarizada por Santa Rita.

“A saúde é um dos focos da gestão e estamos trabalhando duro para ampliar a rede de acolhimento, com mais acessibilidade e qualidade, pois entendemos que o crescimento de Santa Rita passa necessariamente pelo acesso plural à uma saúde pública de qualidade”, avaliou o prefeito Emerson Panta.

A ampliação da rede foi efetiva ao longo de 2023. A começar pelas entregas e construção de novas Unidades Básicas de Saúde – a exemplo das UBSs no Plano de Vida e Nova Trindade -, além da abertura do Centro da Saúde da Mulher, em Tibiri II, exclusiva para as santa-ritenses, com amplo leque de especialidade voltadas ao público feminino.

Um crescimento que deu novo salto a partir da inauguração da Policlínica Municipal, com dezenove especialidades médicas – um investimento que garante aos santa-ritenses acompanhamento da saúde, com consultas, exames e procedimentos, tudo em um só lugar, com acolhimento, agilidade e qualidade.

“A Policlínica amplifica o acesso dos santa-ritenses aos serviços de saúde, permitindo não só tratamento mas também prevenção”, declarou Emerson Panta.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Monteiro, relembra a missão dada pelo prefeito: “Uma grande estrutura, para atender os santa-ritenses com conforto, agilidade e humanização”.

Mais do que obras, a equipe de saúde absorveu a meta de levar serviços médicos onde a população está, especialmente nas regiões mais distantes do centro. Os distritos rurais foram alvos de campanhas de vacinação, além de terem acesso a atendimento com o Mais Médico, que levou um monte de serviços às comunidades, a exemplo de consultas, encaminhamento de exames, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinas.

Os atendimentos eram acompanhados de atividades lúdicas, atraindo a população para a atualização do cartão de vacinação – especialmente as doses contra a Covid.

A epidemia, aliás, continuou na pauta com diversas maratonas de aplicação das doses nas Unidades Básicas de Saúde e em postos especiais e volantes, com funcionamento em horários alternativos e estendidos, a exemplo da vacinação itinerante, e o vacina 24h.

“Continuamos investindo na blindagem sanitária de nossa cidade, reforçando a imunidade da população”, revelou Rafael Monteiro.
Ele apontou ainda as campanhas mensais focadas em prevenção de doenças, a exemplo do Outubro Rosa, quando foram realizados em Santa Rita mais de mil mamografias.

A Saúde municipal também deu atenção especial ao Setembro Amarelo, Novembro Azul e Dezembro Vermelho – prevenindo e alertando a população contra depressão, câncer de próstata e DSTs/Aids, respectivamente.

“As campanhas foram realizadas em toda a rede de atenção básica, levando exames e informações para todos os santa-ritenses”, lembrou o secretário.

Muito além da Covid

A vacinação dos santa-ritenses foi pauta permanente ao longo de 2022. E não só para combater a Covid. Poliomielite, gripe, sarampo, febre amarela mereceram campanhas específicas, com disponibilização de doses nas UBSs, além da aplicação em postos avançados e por meio de equipes volantes.

A Saúde municipal ainda fez campanha antirrábica e combateu endemias como a dengue.

“Saúde pública se faz em diversas frentes – desde a construção de novos equipamentos, como fizemos, até a prevenção como vacinas, informações e disponibilização de exames”, avaliou o prefeito Emerson Panta, que acrescentou: “É um conjunto de ações, bem orquestradas e com uma meta essencial: chegar aos que precisam, no momento certo”.

O remédio é a atenção

Ao longo de 2022, a Prefeitura de Santa Rita ampliou o atendimento a domicílio, atendendo santa-ritenses com dificuldade de locomoção – uma ação que foi complementada com as equipes volantes e terá um novo plus a partir da chegada da Carreta da Saúde e implantação do programa O Doutor Tá Aqui – levando clínica médica, exames e informações por toda a cidade.

“Vamos seguir trabalhando para tornar a saúde cada dia mais acessível”, garante Emerson Panta.

Um dos serviços que seguirá fazendo a diferença na saúde da população é a Farmácia Municipal, que disponibiliza diversos tipos de medicamentos para as camadas mais vulneráveis.

Outro equipamento que tem colocado sorrisos nos rostos dos santa-ritenses – o Centro de Especialidades Odontológicas – também seguirá ampliando o atendimento e serviços, a exemplo das próteses.

Já o Samu Santa Rita, que realizou recentemente o maior treinamento para ação em acidentes trágicos, reforçou a equipe para agilizar o atendimento a população, de forma cada vez mais precisa.

“São ações integradas que resultam em saúde pública de qualidade”, resume o prefeito, que também está atento a prevenção com construção de academias ao ar livre e calçadões para a prática esportiva, estimulando a população a cuidar do corpo e da mente. “Apostamos na saúde da nossa gente para ajudar a manter, em 2023, Santa Rita em pleno desenvolvimento”, finalizou.