Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Secretaria de Agricultura fecha 2022 com diversas ações positivas para o município

Início Secretaria de Agricultura fecha 2022 com diversas ações positivas para o município

Secretaria de Agricultura fecha 2022 com diversas ações positivas para o município

Autor: Assessoria

Secretaria de Agricultura fecha 2022 com diversas ações positivas para o município

O ano de 2022 foi de grandes ações e conquistas por parte da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Com muito trabalho, a SEAPPA firmou convênio e trouxe o programa +Pecuária aos pequenos produtores santa-ritenses. O programa traz tecnologia e melhoramento genético para os pequenos pecuaristas santa-ritenses, beneficiando agropecuaristas dos segmentos de produção […]

27/12/2022 9h30 Atualizado há 1 mês atrás

O ano de 2022 foi de grandes ações e conquistas por parte da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Com muito trabalho, a SEAPPA firmou convênio e trouxe o programa +Pecuária aos pequenos produtores santa-ritenses. O programa traz tecnologia e melhoramento genético para os pequenos pecuaristas santa-ritenses, beneficiando agropecuaristas dos segmentos de produção de leite e de corte.

A Secretaria realiza a manutenção e limpeza de poços. Os poços tubulares profundos, com 100 metros de profundidade, distribui água de qualidade e em quantidade para atender as comunidades da Zona Rural do município.

Poço Tubular Profundo – O poço tubular profundo tem como principal objetivo captar água do aquífero profundo, que tem água de melhor qualidade e pureza. Seu projeto de construção muda em função do tipo de terreno a ser construido, que pode ser em áreas sedimentares, cristalinas, ou mesmo em áreas com a presença de cavernas.

Capacitação – Em agosto, a SEAPPA realizou, em parceria com o Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB e a Associação dos Piscicultores Familiares de Santa Rita, a primeira aula do projeto de Extensão Universitária de produção de tilápia, no Núcleo de Arte e Cultura (NAC). O projeto tem a finalidade de capacitar agricultores para que eles implementem a piscicultura como mais uma fonte de renda.

As aulas foram práticas e teóricas e promoveram a troca de conhecimentos entre os alunos e os mediadores. A piscicultura vem se tornando uma atividade econômica importante, principalmente para o pequeno e médio produtor, em função de não necessitar de grandes extensões de terra nem grandes investimentos, mas que obtém boa rentabilidade.

Foram apresentados modelos de criatórios, maneiras de manter a higienização do local, reaproveitamento de água nos cativeiros, a depender do tipo de tanque. Todas as formas foram apresentadas afim de trazer um maior rendimento para o piscicultor.

No curso, criadores também receberam informações sobre a ração artesanal, produzida pelo próprio criador para baratear os custos, alternando entre a ração artesanal e industrial. Na piscicultura, os custos com alimentação podem chegar a 70% do que é investido em toda produção. O alimento apropriado para a produção de animais aquáticos é feito à base de hortifrutigranjeiros.

Oportunidade – cem barracas foram ofertadas para famílias de agricultores, que participarão da feira de agricultura familiar, com data a ser divulgada.

A secretaria irá disponibilizar um espaço adequado para a comercialização dos produtos. Essa é uma ação importante para a agricultura de subsistência no município, e garante mais respeito e dignidade para os produtores santa-ritenses.

A feira, que irá acontecer uma vez por semana, busca a inclusão social e produtiva das famílias em vulnerabilidade socioeconômica no Município, oportunizando segurança alimentar, geração de trabalho e renda para os trabalhadores rurais, que tiram seu sustento da agricultura.

Este projeto é a materialização de um conjunto de ações e programas que envolvem o diagnóstico da unidade produtiva, preparo da terra, acompanhamento técnico, fomento, escoamento da produção e comercialização. Além de divulgar a importância da alimentação orgânica.

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas do processo de produção respeitam o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidos e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.

Mais reforços – Dois tratores agrícolas foram recebidos. Os veículos são utilizado para atender as demandas dos agricultores familiares do município

São mais de 450 famílias que vivem da agricultura familiar no município, que são atendidas de forma ampla com a chegada dos tratores. O serviço é totalmente gratuito, ofertado pela Prefeitura e beneficia todos os agricultores previamente inscritos para receber o serviço.

É um momento de grande valorização dos profissionais da agricultura familiar de Santa Rita. O trabalho mecânico, está promovendo uma maior qualidade e eficiência no plantio.

Os profissionais que fazem uso do equipamento são atendidos por “hora máquina”, previamente agendados.

Participações – A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Santa Rita, se fez presente na XVIII FENACAM – Feira Nacional do Camarão no Centro de Convenções de Natal (RN), juntamente com o pessoal do Instituto Travessia de Pernambuco.

Fechamos o ano com saldo completamente positivos em aperfeiçoamento e oportunidade para os agricultores do município. E em 2023 o trabalho seguirá.