Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Secretaria de Meio Ambiente promoveu avanços em toda a cidade

Início Secretaria de Meio Ambiente promoveu avanços em toda a cidade

Secretaria de Meio Ambiente promoveu avanços em toda a cidade

Autor: Assessoria

Secretaria de Meio Ambiente promoveu avanços em toda a cidade

Santa Rita ganhou um espaço de cultivo de plantas ornamentais e árvores, que foi construído em Tibiri Fábrica. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente construiu um viveiro de mudas, que foi destinado a arborização e harmonização paisagística de praças, áreas verdes e canteiros de ruas, com objetivo de proporcionar embelezamento e valorização dos aspectos naturais […]

26/12/2022 10h21 Atualizado há 1 mês atrás

Santa Rita ganhou um espaço de cultivo de plantas ornamentais e árvores, que foi construído em Tibiri Fábrica. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente construiu um viveiro de mudas, que foi destinado a arborização e harmonização paisagística de praças, áreas verdes e canteiros de ruas, com objetivo de proporcionar embelezamento e valorização dos aspectos naturais da cidade.

O Viveiro Municipal de Mudas Florestais, foi entregue e está localizado nas imediações da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), na Avenida Dom Pedro II, Tibiri Fábrica – Santa Rita. Um espaço de cultivo de plantas ornamentais e árvores, que é destinado a arborização e harmonização paisagística de praças, áreas verdes e canteiros de ruas, com objetivo de proporcionar embelezamento e valorização dos aspectos naturais da cidade.

O Viveiro produz 4.000 mudas por ano, garantindo assim que a população também possa usufruir desses cultivos, bastando ir ao Viveiro Municipal e solicitar o tipo que mais lhe agradar.

Além do espaço de cultivo de mudas, o projeto também conta com desenvolvimento de horta medicinal, e uma sala de Educação Ambiental, que é utilizada para a visitação de alunos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do município.

O projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e, com a construção, ainda proporciona para as crianças um espaço de observação para educação e observação da natureza. No local, acontecem atividades relacionadas ao desenvolvimento das plantas, sendo um espaço de convivência com o verde e conscientização ambiental.

Canteiro Central – O projeto de requalificação do canteiro central da Avenida Virgínio Veloso Borges, no Centro de Santa Rita, deu a entrada de Santa Rita beleza e harmonia natural, através da substituição de árvores, padronização de calçadas, inserção de gramas e flores no canteiro, além de iluminação ornamental.

Sendo assim, a obra de requalificação traz uma composição variada de elementos naturais e artificiais, que irão embelezar um dos portais de entrada da cidade de Santa Rita. O objetivo do projeto de requalificação do canteiro central é destacar a beleza natural de Santa Rita, elevando a autoestima dos santa-ritenses, além de mostrar a criatividade da população.

Praças – Diversas praças foram revitalizadas por todo o município, a exemplo da Praça Dom Pedro I em Tibiri Fábrica que foi totalmente reformada, ganhando projetos paisagístico e urbanístico da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), concebidos com conceito moderno. O espaço recebeu bancos com jardineiras, gramados, canteiros e plantas ornamentais como as espécies de Dianella e Dracena.

A SEMMA acompanhou de perto a arborização e toda parte paisagística. A cada dois dias, um carro pipa passa irrigando as plantas, além do trabalho fitossanitário realizado pela equipe técnica da secretaria, combatendo formigas e outros inimigos naturais, preservando assim as plantas do ambiente.

Limpeza de rios – A Secretaria concluiu a limpeza do Rio Marés, um dos mais importantes estoques hídricos da região metropolitana. E uma nova ação já está em curso para garantir a sustentabilidade: capacitar a população com educação ambiental, viabilizando o uso consciente nas atividades de lazer e recreação. A limpeza aconteceu com a retirada a vegetação aquática que estava obstruindo o fluxo hídrico, e agora temos um Rio Marés revitalizado, voltando a desempenhar seu papel estratégico

Via Nova – A Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Meio Ambiente, promove ações de paisagismo no entorno da Via Nova, a mais importante obra de mobilidade da cidade, em construção no bairro de Tibiri.

Concurso Fotográfico – Com o objetivo de valorizar os profissionais da cidade, além de estimular a conscientização ambiental, que foi registrado através das lentes dos inscritos, o concurso deu oportunidade de reconhecimento aos fotógrafos participantes. O concurso com temática “Um Olhar Natural” foi sucesso de público e premiou os cinco primeiros lugares.

Ações Educativas – Ações educativas foram realizadas. Alunos de diversas escolas do município receberam as equipes que conscientizam e levam informações sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Na parte prática, mudas de árvores foram plantadas, para ajudar na conservação além da instalação de placas educativas pra evitar que lixo seja jogado na nascente também foi instalada.

No dia da árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente esteve na Creche Nenzinha Ribeiro, no Bairro Popular, onde incentivou as crianças a cuidarem e preservarem as árvores. Mudas de ipê foram plantadas nos arredores da creche.

Ainda dentro das ações educativas, a Secretaria iniciou a campanha “queimar a vida é crime” para combater focos de queimadas na cidade. A ação visa conscientizar a população sobre os prejuízos que o fogo e a fumaça provocam na saúde da população. A campanha teve cunho educativo, explicando os danos que as queimadas provocam não apenas à saúde dos santa-ritenses, mas também ao meio ambiente, provocando poluição atmosférica.