Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Secretaria de Saúde de Santa Rita inicia programação alusiva ao Outubro Rosa

Início Secretaria de Saúde de Santa Rita inicia programação alusiva ao Outubro Rosa

O Outubro Rosa, que acontece há mais de 25 anos em alusão à campanha contra o câncer de mama e do colo do útero, tem como objetivo sensibilizar a população feminina. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Santa Rita está montando toda uma programação de conscientização. Nesta segunda-feira (03), foi realizado um evento de abertura da campanha, no Instituto São Roque, onde participaram a médica oncologista Dra. Ellen e a assistente social do Hospital Napoleão Laureano, Niedja Lúcia.

Mais de mil mamografias – Com o intuito de agilizar os atendimentos e resultados dos exames de mamografia, a Secretaria de Saúde irá realizar mais de mil mamografias dentro do mês de outubro. A rapidez no resultado garante um tratamento inicial com maiores chances de cura. Quanto mais cedo o câncer for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

“A adoção de hábitos saudáveis, com dieta equilibrada e práticas de exercícios reduz em até 30% o risco de câncer de mama. Nesse mês de prevenção, vamos iniciar estimulando essa vida mais leve e saudável que beneficia de inúmeras formas” declarou a médica oncologista Dra. Ellen.

Ao longo do mês, o tema será amplamente debatido nos serviços da rede municipal. A programação do Outubro Rosa seguirá durante os 31 dias no Centro de Saúde da Mulher, nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica Zé de Ule e demais pontos municipais de atendimento ao público.

A assistente social do Hospital Napoleão Laureano Niedja Lúcia afirmou que este é um momento especial de mobilização. “Este cuidado agora se estende por todo o ano para que mulheres assimilem a importância da prevenção. A Prefeitura demonstra muita sensibilidade ao abraçar essa causa”, declarou.

Tudo Rosa – Mesmo com uma vasta programação para o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de uma assistência integral à saúde da mulher durante todo o ano através de encaminhamento médico.

Para o Secretário de Saúde, Rafael Monteiro: A implantação desse serviço de exames, constitui um impactante avanço no diagnóstica da patologia de mama. Dessa forma, a população de Santa Rita já pode contar com uma assistência à realizada por especialistas, e nosso objetivo é aprimorar cada vez mais esse fundamental cuidado com a saúde da mulher”, destacou Rafael.

Câncer de mama – Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos. A ocorrência, além de fatores genéticos, tem como situações de aumento de risco causas conhecidas e que podem ser combatidas com hábitos saudáveis e pequenas mudanças no dia a dia

Compartilhar

Notícias Relacionadas