Portal atualizado em: 16 de outubro de 2021 às 8:36h

Secretaria de Saúde realiza ações da campanha do Setembro Amarelo

Início Secretaria de Saúde realiza ações da campanha do Setembro Amarelo

Com o intuito de conscientizar a população sobre o tema do suicídio e levantar debates em torno de sua prevenção, a Secretaria de Saúde de Santa Rita está realizando durante todo o mês ações da campanha do Setembro Amarelo. Durante todo o mês, estão sendo promovidas atividades de orientação e sensibilização junto aos usuários de todas as unidades de saúde, profissionais dos serviços de saúde do município e população em geral.

No Centro de Saúde Padre Malagrida, em Tibiri II, por exemplo, foi promovida ação alusiva à campanha, com profissionais de saúde palestrando sobre o combate ao suicídio e as formas de ajuda, intensificando os debates em torno da prevenção e buscando apresentar aos pacientes os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do município.

O objetivo é trazer visibilidade para um tema que ainda é tratado como tabu. “Com essas ações, queremos informar a população e identificar as pessoas que precisam de ajuda. É preciso chamar a atenção para a importância de pedir auxílio profissional quando algo não está bem. Quando as unidades de saúde recebem uma pessoa que tentou o suicídio precisam notificar o caso. A partir disso, é feito o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado, com psicólogos e psiquiatras, e também em parceria com os serviços da Secretaria de Assistência Social. Buscamos, então, com o Setembro Amarelo, dizer que as pessoas podem e devem buscar ajuda e que não ignorem os sinais”, alerta o secretário de Saúde, Luciano Carneiro.

Compartilhar

Notícias Relacionadas