Portal atualizado em: 30 de novembro de 2022 às 0:21h

Secretaria de Saúde realiza ações do Outubro Rosa em todo município

Início Secretaria de Saúde realiza ações do Outubro Rosa em todo município

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Saúde realiza diversas ações em alusão ao Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama e do colo do útero.

O Outubro Rosa acontece anualmente no mês de outubro com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Ao longo do mês, o tema está sendo amplamente debatido nos serviços da rede municipal. A programação do Outubro Rosa acontece no Centro de Saúde da Mulher, nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica Zé de Ule e demais pontos municipais de atendimento ao público.

Mais de mil mamografias – Com o intuito de agilizar os atendimentos e resultados dos exames de mamografia, a Secretaria de Saúde irá realizar mais de mil mamografias dentro do mês de outubro. A rapidez no resultado garante um tratamento inicial com maiores chances de cura. Quanto mais cedo o câncer for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Para o Secretário de Saúde, Rafael Monteiro, o saldo da ação têm sido positivo, levando em consideração o aumento na busca pelos exames de mamografia. “O aumento da busca pelos exames de mamografia cresceu de maneira significativa nos últimos dias, são muitas mulheres seguindo nossas recomendações e se cuidando a partir do exame. Para nós que lutamos por mais saúde para todos, é gratificante ver a nossa voz chegando a tantas santa-ritenses”, declarou o secretário.

Tudo Rosa – Mesmo com uma vasta programação para o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de uma assistência integral à saúde da mulher durante todo o ano através de encaminhamento médico.