Portal atualizado em: 30 de setembro de 2022 às 10:51h

Semana da Pátria: Santa Rita realiza abertura na próxima segunda-feira

Início Semana da Pátria: Santa Rita realiza abertura na próxima segunda-feira

A Prefeitura Municipal de Santa Rita realiza, na próxima segunda-feira (05), a abertura da semana da pátria, em honra a bandeira do Brasil. A cerimônia de abertura acontece às 15h na Praça do Povo, localizada em Tibiri Fábrica.

O hasteamento dos pavilhões com as bandeiras de Santa Rita, da Paraíba e do Brasil irão marcar o início da solenidade que contará com a participação de alguns alunos das escolas públicas, apresentação do Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

O gestor municipal, Emerson Panta, ressaltou o compromisso com a nação e a importância de se comemorar e enaltecer a independência do país. “Como patriotas, temos que defender nossa bandeira diariamente, e hoje estamos reavivando esse sentimento com o início da Semana da Pátria. Ao lado da população santa-ritense, vamos fortalecer nosso amor pelo país e honrar nossa história”, declarou.

“Essas atividades da Semana da Pátria buscam despertar no cidadão o patriotismo, que se faz primordial para conscientização sobre os deveres de cuidar de nossa nação”, defendeu o prefeito.

As atividades acontecem em alusão ao dia 07 de setembro, uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

Para o Secretário Adjunto de cultura, Valdecir Castro, celebrar a independência do Brasil é também um ato de amor pelo país. “Além de celebrarmos como patriotas, celebramos também como um povo que conseguiu a libertação após longas batalhas. Hoje, ter a liberdade de escolher qual caminho tomar, é motivo de orgulho e não tem como não se orgulhar de ser brasileiro e declarar amor por essa terra”, afirmou.

Feriado

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que d. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país. Apesar disso, os historiadores atualmente não têm certeza se d. Pedro realizou, de fato, o Grito do Ipiranga.

Sendo considerado um dos marcos fundadores, a data é entendida como um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada. A importância da data é facilmente identificada pelo fato de que ela é um feriado nacional e é um dos três feriados que comemoram acontecimentos marcantes da história brasileira (os outros são o Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República).

Compartilhar

Notícias Relacionadas