Portal atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 23:35h

Seminário discute combate a dengue, chikungunya e zika

Início Seminário discute combate a dengue, chikungunya e zika

Com o intuito de fortalecer e ampliar ações de combate a dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (16), no campus da UFPB Santa Rita, o Seminário de Enfrentamento e Combate ao Aedes aegypti.

Durante o evento, foi apresentado o panorama da situação atual dos casos registrados no Brasil e na Paraíba, além de demonstrar como o combate está sendo realizando. Para enriquecer o seminário com mais informações, foram convidados o coordenador de Vigilância Sanitária de Saúde do Estado da Paraíba, Daniel de Oliveira; a pesquisadora da Secretaria Estadual de Saúde, Laura Ney; a técnica do setor de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Fernanda Carolina, e ainda Vania Regina e Alecsandro Marques, do setor de Vigilância em Saúde do município de Santa Rita.

Por meio de rodas de conversa e debate, os profissionais puderam trocar experiências acerca de quais medidas os municípios podem tomar, como também convocou a contribuição intersetorial entre diversas secretarias municipais e a sociedade para o enfretamento dos graves problemas causados pelas arboviroses.

Mediante os índices de casos identificados, Santa Rita está em situação de alerta, por isso se faz importante esse debate para provocar a atenção da sociedade. “Essa é uma guerra de todos nós e a participação popular é indispensável para diminuir o foco do Aedes no município. Juntos vamos intensificar os trabalhos de combate e conscientização para a diminuição dos casos provocados pelas arboviroses”, explicou Vânia Regina, diretora de Vigilância em Saúde de Santa Rita.

Compartilhar

Notícias Relacionadas