Portal atualizado em: 25 de outubro de 2021 às 20:04h

Setembro Amarelo: Secretaria de Educação promove ações de prevenção ao suicídio

Início Setembro Amarelo: Secretaria de Educação promove ações de prevenção ao suicídio

Neste mês de setembro, que promove campanha alusiva à prevenção ao suicídio, a Secretaria de Educação de Santa Rita preparou um plano de acolhimento psicossocial a ser aplicado em todas as escolas municipais. O objetivo é desenvolver ações e intervenções para auxílio e melhoria da saúde mental dos docentes, alunos e comunidade escolar.

Serão palestras e minicursos, realizadas com apoio das secretarias da Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres, como instrumentos de alerta sobre as formas de prevenção ao suicídio. “É por meio da informação que podemos conscientizar. Esse olhar especial é necessário porque evidências apontam para uma maior fragilidade emocional advinda dos impactos negativos causados pela Covid-19, atingindo professores e estudantes”, explica a secretária de Educação Edilene Santos.

A programação iniciou no dia 1º de setembro, com palestra virtual para os servidores, capacitados para identificar, amparar e encaminhar pessoas em situação de risco de suicídio para o atendimento profissional. Este encontro teve a participação de equipe do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Ao longo do mês, as atividades continuam, com realização de minicursos e palestras, inclusive com escuta e acolhimento de estudantes por profissionais da área psicossocial.

“Vamos enfrentar, de forma coletiva, as dificuldades relacionadas à volta ao convívio social no ambiente escolar, para que o indivíduo seja escutado e acolhido. A escola precisa ser um ambiente salubre nos aspectos físico, social e emocional. Por isso, desenvolveremos este debate tão importante”, afirmou Edilene.

Compartilhar

Notícias Relacionadas