Portal atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 12:34h

Testagem de hepatite está disponível em todas as unidades de saúde

Início Testagem de hepatite está disponível em todas as unidades de saúde

Testagem de hepatite está disponível em todas as unidades de saúde

Ação e TrabalhoCoronavírusSecretaria de Agricultura e AbastecimentoSecretaria de Assistência SocialSecretaria de Comunicação InstitucionalSecretaria de Cultura, Desporto, Turismo e LazerSecretaria de EducaçãoSecretaria de FinançasSecretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços PúblicosSecretaria de Meio AmbienteCODEMADocumentos - CODEMAReuniões - CODEMALicenciamento AmbientalLicenciamentos SolicitadosSecretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da InformaçãoSecretaria de Políticas Públicas Para as MulheresSecretaria de SaúdeSuperintendência de Mobilidade Urbana

Autor: Equipe Sogo

Testagem de hepatite está disponível em todas as unidades de saúde

A Prefeitura de Santa Rita está realizando a campanha de testagem para detectar a presença da hepatite. A ação faz parte do Julho Amarelo, que visa combater esta doença que acomete o fígado e, silenciosamente, pode levar a problemas graves e até à morte. De acordo com Dayanne Christine Ribeiro Franklin, diretora de Vigilância em […]

28/07/2021 14h07 Atualizado há 1 ano atrás

A Prefeitura de Santa Rita está realizando a campanha de testagem para detectar a presença da hepatite. A ação faz parte do Julho Amarelo, que visa combater esta doença que acomete o fígado e, silenciosamente, pode levar a problemas graves e até à morte.

De acordo com Dayanne Christine Ribeiro Franklin, diretora de Vigilância em Saúde, a hepatite não apresenta sintomas na fase inicial, por isso, a importância da testagem, que está disponível nas unidades básicas de saúde para todas as idades.

‘Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente. Se for positivo, faremos a notificação, solicitaremos a sorologia e a contra-referência, explicou Dayane Christine.

Em todas as unidades básicas de saúde de Santa Rita está disponível a vacina contra a hepatite B, que é ofertada gratuitamente para toda população de até 49 anos de idade.