Portal atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 20:13h

Testagem de hepatite está disponível em todas as unidades de saúde

Início Testagem de hepatite está disponível em todas as unidades de saúde

A Prefeitura de Santa Rita está realizando a campanha de testagem para detectar a presença da hepatite. A ação faz parte do Julho Amarelo, que visa combater esta doença que acomete o fígado e, silenciosamente, pode levar a problemas graves e até à morte.

De acordo com Dayanne Christine Ribeiro Franklin, diretora de Vigilância em Saúde, a hepatite não apresenta sintomas na fase inicial, por isso, a importância da testagem, que está disponível nas unidades básicas de saúde para todas as idades.

‘Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente. Se for positivo, faremos a notificação, solicitaremos a sorologia e a contra-referência, explicou Dayane Christine.

Em todas as unidades básicas de saúde de Santa Rita está disponível a vacina contra a hepatite B, que é ofertada gratuitamente para toda população de até 49 anos de idade.

Compartilhar

Notícias Relacionadas