Portal atualizado em: 18 de outubro de 2021 às 23:35h

Unidade do Padre Malagrida realiza palestra sobre hipertensão

Início Unidade do Padre Malagrida realiza palestra sobre hipertensão

A Prefeitura de Santa Rita vem trabalhando para recuperar e melhorar os serviços prestados à população.

Nesta quarta-feira (24), a unidade especializada de Saúde da Família Padre Malagrida, que fica localizada no bairro de Tibiri II, realizou uma palestra sobre hipertensão com a equipe do Nasf e com estagiários da Universidade Federal da Paraíba  (UFPB).

De acordo com Rosane Menezes, que é estagiária em nutrição, uma pessoa com problemas crônicos de saúde como a hipertensão, além de outros cuidados essenciais, deve saber como se alimentar bem.

“Sabemos que sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma considerável pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem. Mas, o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial, levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregamento dos rins.

Porém, manter o sal longe do prato ou pelo menos diminuir as quantidades dele nas receitas pode ser mais fácil do que se imagina. A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e ainda por cima promove uma onda de boa saúde. “Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados”, explica a nutricionista.”

Ana Helena e Ana Carolina, que são fisioterapeutas do Nasf, participaram da palestra e destacaram que essas atividades são fundamentais. “Através da orientação e conscientização as pessoas vão aos poucos percebendo que seus hábitos precisam mudar”, desracaram. A equipe do Nasf ainda conta com nutricionista, fonoaudióloga e assistente social.

Na oportunidade foi oferecido à população um café da manhã. O diretor da unidade, Zezinho de Quinca, relatou que o centro de saúde está atendendo a quatro comunidades cujos psfs estão passando por reforma. São eles Odon Leite, Sol Nascente, Pe Malagrida II e Ivone Morais.

Compartilhar

Notícias Relacionadas