Portal atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 15:47h

Valorização das mulheres: diversas ações foram realizadas dentro deste ano

Início Valorização das mulheres: diversas ações foram realizadas dentro deste ano

Valorização das mulheres: diversas ações foram realizadas dentro deste ano

Autor: Assessoria

Valorização das mulheres: diversas ações foram realizadas dentro deste ano

O ano de 2022 foi de grandes ações por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, entre elas, a inauguração do Centro de Saúde da Mulher, que atualmente conta com atendimentos direcionados ao público feminino e com uma advogada dedicada a atender vítimas de violência, dentro do mais absoluto sigilo. Com o […]

26/12/2022 10h17 Atualizado há 1 mês atrás

O ano de 2022 foi de grandes ações por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, entre elas, a inauguração do Centro de Saúde da Mulher, que atualmente conta com atendimentos direcionados ao público feminino e com uma advogada dedicada a atender vítimas de violência, dentro do mais absoluto sigilo.

Com o objetivo de fortalecer a campanha de combate à violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres alertou conscientizou o público sobre violência doméstica, especialmente neste período de Carnaval.

A ação atingiu a população e levou informação para os alunos da educação santa-ritense, a fim de conscientizá-los sobre a necessidade de combate à violência contra a mulher, sobretudo a violência doméstica, vista a necessidade de informar a todos sobre os mais variados tipos de violência.

Com o retorno dos eventos juninos, a importunação sexual, assim como a violência contra as mulheres voltou a ser uma temática de preocupação constante. A ação educativa aconteceu durante todo o mês de junho, enfatizando o respeito ao corpo e autonomia feminina no âmbito social e profissional. É preciso manter o respeito e entender que lugar de mulher é onde ela quiser.

Agosto lilás – O mês de agosto é nacionalmente marcado pela luta em alusão ao combate à violência contra a mulher. E a Prefeitura de Santa Rita promoveu ações que intensificaram a campanha dentro do município. As Secretarias de Políticas Públicas Para as Mulheres e de Assistência Social distribuíram materiais informativos para a população.

Além de conscientizar, a ação também busca uma maior divulgação da Lei Maria da Penha, criada em 2006, e da rede de atendimento ofertada para mulheres em situação de violência – seja física, psicológica, sexual, mental ou patrimonial.

A campanha aconteceu durante todo o mês, com ações em diversos pontos de todo município. Materiais educativos, trabalho de conscientização nas redes sociais e visitas às Unidades de Saúde que fizeram parte do conjunto de ações que encorajam vítimas a denunciarem e saber que podem contar com redes de apoio.

As ações realizadas em Santa Rita tiveram foco de chamar a atenção da população sobre a importância da denúncia, pois a cultura do silêncio é um dos maiores agravantes do crime de violência contra o sexo feminino.

Ainda em 2022, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres abriu a sua sede, situada na Rua Joana Gomes da Silveira. O atendimento no local acontece das 8h às 13h e busca atender mulheres nos mais diversos serviços.

A Secretaria da Mulher de Santa Rita realizou no dia 22 de setembro, uma ação com a Patrulha Maria da Penha e Polícia Civil, com objetivo de levar atendimento jurídico, esclarecimentos acerca das políticas públicas para as mulheres e combate à violência doméstica, enfatizando a importância da denúncia.

Para alinhar estratégias, referente a qualificação e oportunidade para nossas mulheres santa-ritense foi realizada uma reunião com a Educa Nexus.

E em 2023 as ações continuarão, levando mais segurança, oportunidade e qualidade de vida para as nossas santa-ritenses.