Portal atualizado em: 21 de outubro de 2021 às 22:23h

Vigilância Ambiental atua nos bairros para prevenção e controle de endemias

Início Vigilância Ambiental atua nos bairros para prevenção e controle de endemias

A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Vigilância Ambiental, continua executando operações de monitoramento e controle de endemias e prevenção de doenças relacionadas a esses fatores.

Nas últimas semanas, as ações de combate às arboviroses se concentraram no Heitel Santiago, Jardim Europa I e Tibiri II, motivadas pelo número de notificações nesses bairros. Desta forma, as equipes estão realizando um trabalho educativo intenso para combater o mosquito Aedes aegypti, sempre com o apoio dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Segundo explicou Sérgio Ramos, coordenador de Vigilância Ambiental, está sendo feito um trabalho de prevenção aos vetores causadores da dengue, chikungunya e zika para que se evite a proliferação do mosquito causador dessas doenças e o consequente aumento de casos, sobretudo neste período de chuvas.

“Já o trabalho de vigilância da esquistossomose, por exemplo, é realizado em comunidades ribeirinhas, que se estendem desde Bebelândia até Forte Velho. Uma vez feita a coleta e exame de material específico e constatado pessoas com essa parasitologia, elas recebem o acompanhamento de equipe, no posto de saúde mais próximo”, explicou.

Outra ação paralela é o monitoramento da qualidade da água que chega às torneiras para uso doméstico de consumo humano. Neste caso, segundo explicou, o controle é feito por meio de uma parceria direta com o Ministério da Saúde e Governo Estadual, cabendo ao município de Santa Rita o trabalho de coleta e classificação de amostras constantes para análise clínica-laboratorial.

Compartilhar

Notícias Relacionadas